Capítulos 3, 4, 5 e 6
Observe que em meio as lutas Jó começa a fazer questionamentos a Deus sobre a razão de tanto sofrimento em sua vida.
Porque antes do meu pão vem o meu suspiro; e os meus gemidos se derramam como água.
Porque aquilo que temia me sobreveio; e o que receava me aconteceu.
Nunca estive tranqüilo, nem sosseguei, nem repousei, mas veio sobre mim a perturbação.
Jó 3:24-26
E você alguma vez já fez a pergunta: "Será que nasci só para sofrer?". Antes de pregarmos aos outros devemos, primeiramente, provar das benção do Senhor e não há benção sem lutas. Como falaremos que Deus transforma, muda histórias se isso primeiramente não acontecer conosco? Como Jó poderia dizer às pessoas o que Deus faz sem antes acontecer com ele? Passamos por lutas para sermos testemunhos vivos dos milagres do Senhor.
No capítulo 4 Elifaz repreende a Jó devido seus questionamentos. E no capítulo 5, Elifaz, sugere que Jó apresente a Deus seus problemas. Pois Deus é um Deus que faz o impossível. No entanto o discurso dos amigos de Jó fazem subtender que Jó havia pecado e por isso tais coisas estavam acontecendo a ele.
É assim mesmo, as pessoas não entendem o trabalhar de Deus. Deus faz as coisas a seu modo para nosso bem e não entendemos os caminhos usados.
Lições aprendidas:
- Luta é sinônimo de vitória.
- Se um irmão estiver passando por luta, jamais julgue. Você pode entender que as lutas na vida dele são oriundas de seu pecado mas você pode estar equivocado: As lutas podem fazer parte do trabalhar de Deus.
- As vezes nossos amigos não podem nos ajudar, não culpe-os tem coisa que só Deus entende e pode fazer.
- Somos testemunhas vivas da obra de Deus e todas as coisas que nos acontecem tem um propósito maior.
Nenhum comentário:
Postar um comentário